Palestrantes

CONVIDADO INTERNACIONAL

Mário Emílio Zernotti

Mario E. Zernotti, MD PhD, é professor de Otorrinolaringologia na Universidade Católica de Córdoba e na Universidade Nacional de Villa Maria, além de professor de Clínica Auditiva na Universidade Nacional de Córdoba. Possui vasta experiência, com mais de 25 anos, na área de cirurgia otológica. Foi pioneiro em estimulação eletroacústica e preservação auditiva em toda a América, realizando os primeiros casos de implantes cocleares EAS no continente. Além disso, o grupo OTICO, criado por ele, foi o primeiro a realizar implantes ativos de orelha média e próteses condutivas ósseas na região. Este grupo trabalha especialmente com pacientes com atresia/microtia, uma malformação muito comum na América do Sul e no noroeste da Argentina, realizando uma abordagem abrangente do problema. Atualmente, outros campos de pesquisa e interesse incluem SSD, AHL, zumbido e genética da microtia.

 


 

CONVIDADOS

LEONARDO HADDAD

Professor Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP- Escola Paulista de Medicina. Mestre (2004) e Doutor (2010) pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP. Possui título de especialista em Otorrinolaringologia e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço além de certificação na área de Medicina do Sono. Chefe da disciplina de Otorrinolaringologia do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP. Diretor Presidente da Comissão de Título de Especialista da ABORL-CCF nos anos de 2012 a 2014.

LEONARDO BALSALOBRE

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo -USP (2005). Residência Médica em Otorrinolaringologia na pela Universidade Federal de São Paulo. Otorrinolaringologista membro da ABORL-CCF. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo.

FABRICIO ROMANO

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP (1997), Residência Médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (2001) e doutorado em ciências pela FMUSP (2005). Atualmente é pós-doutorando em Otorrinolaringologia na FMUSP-RP, atuando em ensino e pesquisa. Tem experiência na área de Otorrinolaringologia com ênfase em Rinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: otorrinolaringologia pediátrica, cirurgia do nariz e seios paranasais, cirurgia de base de crânio e pesquisa básica. Foi presidente da Academia Brasileira de Rinologia (2020-21) e é atualmente vice-presidente da ABORL-CCF

FERNANDA HADDAD

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1997), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (1997), mestrado em Medicina (Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (2004) e doutorado em Psicobiologia pela UNIFESP (2011). Atualmente é professora afiliada do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP. Tem experiência na área de Otorrinolaringologia, atuando principalmente em Medicina do Sono. Aprovada em concurso público (2019) para a função de Professora Adjunta1 do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP.

MONICA MENON MIYAKE

Médica Otorrinolaringologista e Alergologista. Doutora em Ciências pela Disciplina de Otorrinolaringologia, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP (2004). Atua no Hospital Sírio Libanês - SP e Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos. Graduada em Medicina pela FCM Santa Casa - SP (1982), com residência médica (ORL Santa Casa - 1983-84) e títulos de especialista em Otorrinolaringologia (MEC e ABORL-CCF). Estágio de Especialização em Alergia e Imunologia (HC-FMUSP 1985-86). Sua tese de doutorado "Efeitos da Luffa operculatta sobre a atividade mucociliar no palato isolado de rã" (2004), originou publicações no Brasil e no Exterior (2005). A repercussão gerou convites para aulas e participações em eventos médicos para especialistas e não especialistas, além de trabalhos impressos, folhetos, ciclos de palestras, organização de EMC, orientação da população na imprensa leiga sobre o uso inadvertido de plantas medicinais. Expertise em rinologia / alergologia, transporte mucociliar, fitomedicina, pesquisa clínica. Boa didática e capacidade de comunicação escrita. Pós granduanda em Pesquisa Clínica FCMSC-SP.

MELISSA AVELINO

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), mestrado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela UNIFESP (2002) e doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela UNIFESP (2005). Pós-doutorado pela UNIFESP (2013). Fellow em Otorrino Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em OTORRINOLARINGOLOGIA, atuando principalmente dentro da otorrinopediatria. Membro do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia desde 2005 (Brazilian Journal of Otorhinolaryngology). Diretora Científica da Associação Goiana de Otorrinolaringologia 2010-2012. Vice-presidente da AGORL 2013-2014. Presidente da AGORL 2015-2016. Presidente da Academia Brasileira de Otorrinopediatria (ABOPe 2016-2017). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da PUC-Goiás. Professora Efetiva da Pós-graduação do Programa de Ciências e Saúde da UFG e Atual Coordenadora do Programa de Pós- Graduação de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFG 2022-2024. Chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do HC-UFG (2015 - 2018). Chefe Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG 2020-2024.

RENATO CAL

Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2001. Especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, além de ser subespecialista em otoneurologia, tendo realizado fellowship na Universidade de Harvard, no Massachusetts Eye and Ear Infirmary. Exerce suas atividades profissionais na cidade de Belém (PA) como: Professor da disciplina de Otorrinolaringologia do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Pertence ao corpo clínico, como médico otorrinolaringologista, do Hospital Ofir Loyola e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

TANIA SIH

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo -USP(1973), especialização em Otorrinopediatria pela Akademius Medizine Di Poland(1978), doutorado em Otorrinolaringologia pela USP (1985), pós-doutorado pela Centers For Disease Control And Prevention(1994), pós-doutorado pela Childrens Hospital de Pittsburgh(1986) e pós-doutorado pelo Kyoto University(1989). Atualmente é Secretária da Interamerican Association Of Pediatric Otorhinolaryngology, Membro de corpo editorial da International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, Membro de corpo editorial da International Archives of Otorhinolaryngology, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Presidente do Comitê de Pediatria da International Federation of Oto-Rhino-Laryngological -IFOS, Presidente do Comitê de Nomeação dos Membros da IFOS, Membro do Comitê de Otorrinolaringologia da IFOS, Presidente da Intern. Society of O M da International Society for Otitis Media, Membro do Conselho Diretor da European Society of Pediatric Otolaryngology, Membro da American Society of Pediatric Otolaryngology, Sócia Fundadora do Organização Saúde Otorrino, Membro Honorário da Fundación Otorrinolaringológica de Arequipa e sem vínculo da Universidad Nacional de Itapúa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinopediatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fissura lábio-palatina, Mucosa nasal.